terça-feira, 3 de julho de 2007

Dicionário Piroja - Letra P - Preconceito

Ora bem. Todos nós, meros mortais, temos pelo menos uma vez na vida um pensamento preconceituoso. Quem é que nunca olhou de lado para um gay ou um monhé? Na maioria das vezes acredito que seja inconscientemente, que as pessoas não sejam preconceituosas ou apenas cegamente tradicionalistas.
Outra coisa. A ideia deste blog sempre foi escrever de uma forma que pelo menos eu ache divertida. Se quem lê gosta, melhor. Na volta até escrevo bem. De vez em quando lá escrevo um artigo ou outro mais sério, como o do Benoit. Mas a ideia principal é mesmo divertir-me com as minhas "desgraças" do dia-a-dia. E também tentar ser irónico ao falar de assuntos da actualidade.
É verdade que neste momento tenho um ódio enorme à maioria dos brasileiros que se cruzam no meu caminho. São barulhentos, não têm respeito pelo próximo. Umas bestas autênticas. Mas sei que não são todos assim. Um ou outro ainda escapa.
Gays, é como o outro dizia: "não tenho nada contra eles, desde que não se metam comigo". Lá está. Conheço uns poucos que são muito boa companhia, não tenho problema nenhum em estar ao pé deles. Se se atiram a mim é que estragam tudo.
Quanto ao cor-de-rosa, nada contra. Já vi muitos gajos de cor-de-rosa, e até lhes fica bem. Simplesmente é uma cor que eu não gostaria de vestir. Como o azul bebé, o amarelo, o branco. Não acho que me fique bem. No que a futebol diz respeito, tendo em conta a grande rivalidade entre benfiquistas, lagartos e tripeiros, logicamente fico preocupado. Já basta a figura que fazem a jogar à bola, quanto mais ainda ter que ouvir bocas por causa da figura que fazem vestidos. É que o equipamento é mesmo feio. Já há muitos anos que o equipamento alternativo do Benfica é uma bela tanga! Tirando o do centenário, é vê-los de preto, azul, laranja, cinzento e agora rosa. Nisto sou bastante tradicionalista: vermelho é o principal, branco é o alternativo. Mais nada.
Em jeito de conclusão, perdoem-me se vos pareço preconceituoso, tradicionalista ou o que quer que seja. Sei como sou, e embora não goste de muita coisa em mim aprendi a ver o lado positivo e cómico das coisas. E escrevo-as aqui. Felizmente, a democracia permite estas coisas: opiniões diferentes, liberdade de expressão. Todos diferentes, todos iguais e coisa e tal. É isso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais nada!

Anónimo disse...

Ok, ok, mensagem entendida!
Não sabia que ias ficar tão picado...
Mas, ok, concordo, os equipamentos alternativos não têm sido muito felizes. Talvez venha a haver gozo dos outros, sim, mas já estamos habituados, até por coisas bem piores, (tais como não saberem jogar, o que fazem no campo, o que faz lá o Nuno Gomes ou para que lado fica a baliza) do que pela roupa.
Não te piques...
Democracia, ok, se esta existisse.
Liberdade de expressão, ok, mas estamos a perdê-la.
Preconceitos, às vezes não nos damos conta...