É o nome mais apropriado.
Estava eu a recordar Mamonas Assassinas com o seu Jumento Celestino quando me dizem que o Sporting demitiu Domingos. E jumento fazia todo o sentido para descrever o presidente sportinguista.
Um treinador que levou o Braga ao 2º lugar do campeonato num ano em que o Benfica deu espectáculo, obrigando-o a ser campeão apenas na ultima jornada.
Um treinador que levou o Braga à Liga dos Campeões e à Final da Liga Europa.
Um treinador que foi tendo 20 novos jogadores a conta-gotas e a quem foi imposta esta época para mostrar resultados imediatos.
Um treinador que foi insultado na sua honra e profissionalismo quando em pleno aeroporto lhe atiram à cara que não é sportinguista. Uma nota só para lembrar que Jorge Jesus é lagarto e isso não o impede de já ter 100 vitórias com o emblema do Benfica, e nunca ter perdido com o seu Sporting!
Um treinador que na próxima época estará no FCP (mesmo que Vítor Pereira vença esta Liga) e o levará longe, pois é pessoa daquela casa e saberão dar-lhe tudo o que precisa para ser campeão. E será.
Faz lembrar o despedimento do Bobby Robson de Alvalade e o início do caminho do penta tripeiro. Espero que não, mas faz lembrar.
Mas que raio se passará no Sporting?
Presidentes eleitos no meio da pancada, gestão sempre a pensar no que o Benfica anda a fazer (algo que já se vê há demasiados anos, sempre sem efeito), treinadores que vão e vêm, festejos por 2ºs lugares conquistados.
Já ninguém teme o leão, quanto tempo mais irão respeitá-lo?
Não vou mentir, estaria extremamente alegre se visse o FCP nesta situação.
Mas penso em como estive a um pequeno passo de ser sportinguista como o meu pai era, não fosse a minha irmã vibrar tanto com o Benfica na era de Kulkov, Iuran e Mostovoi, de quem ela tanto gostava (talvez não pelos dotes de jogadores, mas não é essa a questão hoje em dia). Penso na festa que era ver um Benfica-Sporting em casa, com o meu crescente benfiquismo em fogo cruzado com o anti-benfiquismo de quem é Sporting.
Olho para o Sporting e faço uma equipa com jogadores que fizeram história em Portugal: Damas; Hilário, Morais, Valckx, André Cruz; Jesus Correia, Vasques, Oceano, Travassos; Figo, Peyroteo. No banco: Schmeichel, Albano, Dimas, Yazalde, Acosta, Ronaldo e Balakov. Treinador: Otto Glória. Presidente: José Roquete.
Cambada de jumentos que ali anda.
Quantos meses mais vai durar este histórico clube português?