sexta-feira, 8 de março de 2013

Cenas do curso

Ora, descobri que o meu curso já não dá acesso directo ao exame de TOC. Não confundir com o exame do toque, que todos os homens devem fazer a partir dos 40. Se tudo correr bem, ainda faltará 8 anos e meio para me enfiarem um dedo no cú.
Estou mesmo a falar do exame de ingresso na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. É que além de ser preciso uma data de cadeiras à parte do meu curso - que poderia fazer numa pós-graduação que o ISCAL está a preparar para o efeito, com duração de um ano e ao mesmo preço que um ano de licenciatura, e já com equivalências para um possível mestrado - ainda teria que pagar uns 400€ anuais para pertencer a essa ordem maravilha. E depois do trauma que foi ter Auditoria com um Revisor Oficial de Contas, e do que está a ser Ética e Responsabilidade Social - cadeira na qual eu tenho sempre que sair a meio para ir lavar a cara a ver se acordo - isto tudo só me dá vontade de deixar esta ideia de pertencer à mui nobre e especialíssima ordem de lado. Tirando a parte da pós-graduação, seria mais 1 ano de estudo pagando o que já pago actualmente. E é aqui que a porca torce o rabo, porque o dinheiro não nasce em árvores. Mas teria equivalências para um possível mestrado, ou seja, seria ainda mais um ano para concluir os estudos. Mas há a treta da tese, que nada me apetece fazer. Enfim, cenas.
Descobri sim uma boa notícia: é que concluindo a licenciatura, poderei inscrever-me logo na Ordem dos Economistas, ou Ordem da Economia e Gestão Empresarial. Ficaria como membro estagiário a pagar 20€ de 2 em 2 ou 3 em 3 meses. Seria engraçado, eu, que tive 10 a microeconomia e 11 a macroeconomia, passar a ser membro da Ordem dos Economistas.É certo que também não vejo o que ganharia com isso, mas por aquele preço, seria uma mais-valia no currículo. E afinal, o currículo diz aquilo que nós quisermos que diga.
Enfim. Cenas.

Sem comentários: