quinta-feira, 28 de junho de 2012

Malhadinha

Odeio as pessoas que abandonam ou maltratam animais como se fossem objectos para nos divertirem enquanto é novidade e depois se deita fora sem um pingo de consciência ou coração.
Hoje mais do que nos outros dias.
Hoje desapareceu o meu primeiro animal de estimação, e um membro da família.
Quero acreditar, da mesma forma que acredito que existe para as pessoas, que também existe Céu para os animais, para estes seres que nos marcam pela forma inocente, brincalhona e amiga como vivem ao nosso lado, apenas a quererem um pouco da nossa atenção no dia a dia. Porque os amigos não aparecem só na forma de pessoas, podem aparecer na forma de animais que por vezes se preocupam mais connosco do que nós com eles.
10 aninhos, ainda era nova. Para mim será sempre aquela gatinha que cabia na palma da mão, a gata que brincava de forma bruta e me arranhava, a gata que nos atacava quando o meu sobrinho mais velho, na altura bebé, chorava e ela pensava que lhe estávamos a fazer mal. Aquela gata que era igual à família, maluca e desvairada, que arranhava cada estranho que aparecesse em casa e que lhe quisesse fazer festinhas. Aquela gata doida que uma vez caçou uma mosca e a engoliu, ficando engasgada porque a mosca já ia na goela e ainda estava viva, e o que eu me ri com isso. Aquela gata que adoptou os 2 gatos que agora tenho aqui em minha casa, como se fossem suas crias.
A minha gatinha lindíssima, de que eu tanto gostava e continuo a gostar.
Descansa em paz, Malhadinha.
E até um dia.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

E ainda...

Orgulhoso de vocês!

Parabéns Portugal!

Campeão do Mundo em atletismo para atletas com síndrome de Down.
Orgulhoso de vocês!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Em brasa

Literalmente.
Descobri hoje, ao tentar inscrever-me no 3º e último ano de faculdade, que tinha o BI caducado desde Fevereiro. Nada de novo em mim pois da última vez que tal aconteceu, também só descobri que o BI tinha caducado quando tentei levantar dinheiro no banco para comprar um carro e não mo quiseram dar.
E eis que me meti a caminho daquelas lojas que desconhecia existir, onde se tratam de alguns assuntos e entre eles a emissão de cartões de cidadão. E não, não estou a falar de lojas do cidadão, são outras que, lá está, desconhecia existir. Não que as tenha passado a conhecer, pois em cada uma que entrava era logo barrado à porta por não estarem a atender mais pessoas para tratar da porra do cartão de cidadão.
Enfim, com 37 graus a baterem-me no toutiço lá saí do metro no Campo Pequeno a caminho da primeira loja que desconhecia e blá blá blá. Barrado, aconselham-me a dirigir-me a outra que ficava a 2 minutos dali. Barrado, aconselham-me a chegar no outro dia, bem cedo, para ser atendido às 10 da manhã. Ou então tentar a outra mais próxima que ficava na Av. Fontes Pereira de Melo, que é só uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Acreditando que ia ser barrado nessa também, meti-me a caminho de outra que me disseram existir nas Olaias (bem perto de onde eu moro) embora não acreditasse muito na coisa pois aquilo por fora parece uma piscina municipal - é afinal o novo edifício dos serviços sociais da CML. E lá fui eu, a fazer a Avenida João XXI ao sol durante uns bons 20 minutos (quando de carro e pelo túnel demoro qualquer coisa como 1 minutito) para chegar às "piscinas" e, pasme-se, ser barrado à porta.
Resultado, saí mais cedo do trabalho para amanhã não ter que chegar mais tarde; amanhã vou chegar mais tarde ao trabalho porque não resolvi o problema hoje ao sair mais cedo; hoje suei e derreti todas as calorias ganhas com os chocolates que meti para o bandulho ontem, hoje e amanhã.
E embora já tivesse a cabeça tipo semáforo vermelho, a maratona desta tarde deve ter reforçado a cor.
E quando cheguei a casa ainda pensei em ir correr.
Felizmente passou-me a vontade ao encontrar um pacote de batatas fritas na cozinha e um iogurte líquido bem fresquinho no frigorífico.

domingo, 24 de junho de 2012

Escapadinha

Longe de tudo e de todos, apenas nós os dois.
Fora da rotina, fora da confusão dos centros comerciais e do trânsito da capital.
Uma pousada, uma praia, boa conversa, sem telemóveis para interromper, um passeio matinal, a nossa música preferida e a alegria estampada nos nossos rostos.
Já sonho com a próxima...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Paulo Pereira Cristóvão

Ou mais uma vergonha a envolver o Sporting.
Na Escócia, Glasgow Rangers, histórico e um dos 2 candidatos de sempre a vencer o campeonato, faliu e está na 4ª divisão. A partir de agora será sempre o Celtic campeão mas a questão não é essa.
Ou os sportinguitas pegam no clube ou prevê-se o pior.

Europeu

E entretanto lá começou o Europeu, com a equipa das quinas a apurar-se para os quartos-de-final, pois souberam trazer ao de cima o seu orgulho e honra enquanto atletas bem pagos e em quem os portugueses na sua larga maioria deposita a mesma esperança que os adeptos dos clubes que lhes pagam rios de dinheiro. Isso e o facto da selecção holandesa estar cheia de problemas internos.
E com a Holanda de fora, já andava eu a apostar numa Alemanha-Espanha na final, e eis senão quando aquela besta do Platini veio abrir a boca e dizer o que o presidente da UEFA não poderia nunca dizer: esperar essas duas selecções na final. E eis a polémica criada, tendo em conta que desde que este francesinho meia-leca chegou à presidência do organismo europeu do futebol que temos assistido a imensas situações em que os interesses de quem entra com o guito são postos acima do interesse por um bom jogo de futebol, além de já termos visto a Espanha a ser levada ao colo no último jogo.
Se Portugal passar a Rep.Checa, apanhará certamente a Espanha na meia-final. E aí, como já não temos o Queirós para nos tramar, veremos se o Platini faz aquilo que já nos tinha feito enquanto jogador da selecção francesa em 1984, que foi eliminar-nos na mesma fase da competição.
E bonito era a Grécia tirar a Alemanha do Euro, já que a Alemanha também anda a fazer por tirar a Grécia do outro euro.
E já agora, que o Pedro Proença, tipo enfezado mas cheio de genica, atropele outro armário do mesmo género do irlandês que ainda deve estar para saber o que o atingiu.
Ah sim, não pertenço à larga maioria que tem esperanças nesta selecção. Ronaldo como capitão, Miguel Veloso e João Pereira no 11 principal, não fazem desta equipa a minha selecção nacional.

Limpeza geral!

O semestre dito mais complicado de todo o curso.
6 cadeiras.
Em 13 testes, 3 negativas a começar e 10 positivas a partir daí.
Mercados Financeiros com 16.
Sem sequer perceber nada do que se falou em aula. Lá consegui vencer o desafio lançado para o ar pelo professor, armado em bom, a dizer que apanhava qualquer aluno que copiasse. Vai daí, mesmo à frente dele, 12 valores em cábulas no teste e melhor nota (18) em dois trabalhos de grupo.
Relato Financeiro com 15.
Perceber de contabilidade ajudou tendo em conta a qualidade do professor. Melhor nota da turma no primeiro teste (15), uma das poucas positivas no segundo (13), melhor nota em trabalhos de grupo (16) e em participação na aula (20).
Sistemas de Informação para Gestão com 15.
Perceber de Excel ajudou a apanhar Access. SQL não é difícil, Visual Basic é para esquecer. O professor era um porreiraço, o que compensou o facto de ser cubano e falar em portunhol. Vai daí, 14 e 12 nos testes, melhor nota em trabalhos de grupo (18) e participação na aula (20).
Análise Económica e Financeira com 12.
Estas é daquelas que me irritou terminar só com essa nota. Ter 9 no primeiro teste dificultou algo mais, o 14 e 13 nos testes seguintes não podiam fazer muitos milagres. Hipótese de melhoria de nota mais para a frente.
Estatística com 11.
Soube a 20! Nem se mexe mais! Um 9, um 11 e um 13 sem saber bem como.
Planeamento e Controlo de Gestão com 10.
Entaladinha que esta ficou. 8 no primeiro teste numa altura em que ainda andava a apanhar no ar deitava por terra qualquer hipótese de terminar com grande nota, mas esperava um 15 ou 16 no segundo teste. Fiquei pelo 10 num teste que mais parecia exame final, e a certeza de que nesta vou a melhoria de nota no final do curso.
Em suma, pela primeira vez tudo feito num semestre!
Andei-me a guardar para confirmar isto antes de escrever o que quer que fosse aqui pelo Cantinho e valeu a pena!
E agora férias!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O que temos de bom

Conversar.
Com respeito, com admiração, com paixão.
Uma das várias coisas que faz de nós dois, um ser único.